O ENSINO DA CONTABILIDADE GERAL NO BRASIL: UM COMPARATIVO ENTRE REGIÕES

Sergio Moacir Fabris, Roberto Francisco de Souza, Leila Aparecida Scherer Weiss, Silvana Anita Walter

Resumo


Este estudo tem por objetivo compreender como a disciplina de Contabilidade Geral vem sendo desenvolvida nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, levantando-se o perfil dos docentes que lecionam tal disciplina, bem como as técnicas de ensino e as abordagens pedagógicas e metodológicas adotadas pelos mesmos, além dos conteúdos que são trabalhados, buscando-se traçar um comparativo entre as regiões do Brasil. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa classificada como explicativa, com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso coletivo dos cursos de contabilidade, com a participação de 29 docentes da disciplina de Contabilidade Geral. Empregaram-se entrevistas em profundidade e para a análise, como também utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Verificou-se que existe alinhamento quanto ao conceito da disciplina e aos conteúdos ministrados. A região Sudeste emprega uma variedade de métodos. Nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul as aulas expositivas são predominantes entre os métodos. Em relação à postura do professor em sala, os docentes da região norte tendem a assumir uma postura mais próxima da extremidade centralizadora. Nas regiões Centro-Oeste e Sul também observar-se a presença de perfis centralizadores. Já nas regiões Sudeste e Nordeste, em sua maioria, não se situam nas extremidades, mas entre o facilitador e o centralizador. No que tange à intensidade da cobrança dos professores em sala, percebe-se uma similaridade entre os docentes. Os professores da disciplina de Contabilidade Geral adotam um nível de cobrança que consideram elevados em suas aulas em todas as regiões.


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Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração - PPGA