Composição dos Custos Econômicos em Empresas de Petróleo, Gás e Combustíveis Listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA)

Izabella Carolina Almeida Policarpo, Marcela Kyscila Bisi Ferreira, Carlos Alberto Serra Negra, Elizabete Marinho Serra Negra

Resumo


Um dos fatores que devem ser levados em consideração nas atividades fabris é o custo do produto ou dos serviços. Estes custos apresentam valores diferentes tendo em vista a diversidade de formas de cálculos possíveis, denominados de métodos de custeamento. Os custos são importantes, pois servem a três propósitos básicos: primeiro o do estabelecimento de preços; segundo para avaliação de estoques; terceiro para tomada de decisões de fabricação. O objetivo geral da pesquisa foi o de demonstrar a Composição dos Custos Econômicos em Empresas de Petróleo, Gás e Combustíveis listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA). A pesquisa no que se refere à metodologia possui as seguintes classificações: Exploratória, quantitativa, bibliográfica, documental e de estudo de Caso. Foram selecionadas cinco empresas do setor de Petróleo, Gás e Combustíveis listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA). Os resultados apontaram para utilizar os insumos da Demonstração de Valor Adicionado como forma representativa de custos econômicos das empresas. Conclui-se que além de servir como base de demonstrar custo econômico, foi possível analisar, pelas empresas da amostra, o porquê da variabilidade dos resultados das empresas em um horizonte temporal de três anos.

 

Palavras-chave: Custos Econômicos. Empresas de Petróleo, Gás de Combustíveis. Demonstração do Valor Adicionado (DVA).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração - PPGA