Análise dos atributos da marca na prospecção de clientes: estudo de caso da agência Bradesco em Piracicaba / SP

Caroline Zanbom Barcellos

Resumo


Este artigo identifica quais elementos da marca Bradesco são apontados como valorativos para a construção do seu brand equity. A metodologia utilizada é o estudo exploratório, cujo objetivo é descobrir quais são os atributos que a marca utiliza para prospectar clientes. Foi realizado um levantamento em fontes primárias, onde se aplicou um questionário estruturado que identificou a interdependência do consumidor com a marca. Identificou-se que a maioria dos clientes entrevistados na categoria Classic reconhece as vantagens que a marca Bradesco proporciona. Ao responder as questões, muitos clientes concordaram que as vantagens que o banco proporciona, agrega valor, preferência e credibilidade.


Palavras-chave


Gestão de Marcas; Prospecção de clientes; Marketing Bancário

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, D. A. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura, 2002. 362p.

________. Marcas: Brand equity gerenciando o valor da marca.6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998. 309p.

COBRA, M.Administração de marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas., 1992. 806p.

Dias, S. R. (org.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.539p.

KELLER, K. l.; MACHADO, M.Gestão estratégica de marcas. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall. 289p.

Kotler, P. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1993. 478p.

________. . Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998. 725p.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. São Paulo: Bookman, 2004, Ed. 4°. 716p.

NUNES, R. O Estado de S. Paulo – Caderno de Negócios. São Paulo, 19/12/2012.

TOLEDO, G. L. Marketing bancário: análise, planejamento, processo decisório. São Paulo: Atlas, 1978. 259p.

TSCHOHL, J. A satisfação do cliente: como alcançar a excelência através do serviço ao cliente. São Paulo: Makron Books, 1996. 375p.

ANPAD. Comportamento, dimensionamento e previsão de mercados. Disponível em: http://www.anpad.org.br. Acesso em: 27/11/2011.

ADMINISTRADORES. COM. Fidelização do cliente no setor bancário. Disponível em: http://www.administradores.com.br. Acesso em: 21/04/2012.

BANCO DO PLANETA. Histórico. Disponível em:

http://www.bancodoplaneta.com.br. Acesso em: 27/11/2011.

BRADESCO. Histórico. Disponível em: http://www.bradesco.com.br. Acesso em: 27/11/2011.

Brand equity. Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acessado em 21/05/2012.

BRASIL. A estrutura do mercado financeiro nacional. Disponível em: http://www.brasil.gov.br. Acesso em: 27/11/2011.

Características de mercado. Disponível em: http://www.angelfire.com. Acesso em: 27/11/2011.

Estrutura e funcionamento. Disponível em: http://www.portaldoinvestidor.gov.br. Acesso em: 27/11/2011.

FABIO NEMER. As marcas. Disponível em: http://www.fabionemer.com.br. Acesso em: 27/05/2012.

Fidelização de clientes: a arte de ir além da satisfação. Disponível em:

http://www.negocios-de-valor.com. Acessado em 27/05/2012.

Gestão de marketing. Disponível em: http://www.rodolfoarantes.net. Acesso em: 27/11/2011.

Gestão dos elementos particulares da marca. Disponível em:

Gestão estratégica de operações de serviço. Disponível em:

http://www.correa.com.br. Acesso em: 27/11/2011.

GOOGLE. O poder das marcas. Disponível em: http://books.google.com.br. Acesso em: 08/04/2012.

Lista: Bradesco é a marca mais valiosa do Brasil pelo 5º ano. Disponível em: http://economia.terra.com.br. Acessado em: 27/11/2011.

Marcas e branding. Disponível em: http://www.cedet.com. br. Acesso em: 08/04/2012.

Marketing mix. Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 27/11/2011.

Marketing de serviços. Disponível em:http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 27/11/2011.

O que é marca própria. Disponível em: http://indesignsp.blogspot.com. Acesso em: 08/04/2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O Caderno Profissional de Marketing Unimep (CPMark), Qualis B3, ISSN 2317-6466, está presente nos seguintes indexadores: 

 

 

 

 

Flag Counter