A COCRIAÇÃO DE VALOR COM ATLETAS OLÍMPICOS COMO DIFERENCIAL PARA IMAGEM DA MARCA

Flávio Régio Brambilla, Etierre Manhago

Resumo


Dentro da lógica de cocriação de valor, as partes envolvidas com a empresa deixam de ser meros receptores passivos e tornam-se participantes ativos nos processos empresarias. Conforme Payne et al (2008), a cocriação de valor pode ser entendida como a participação dos stakeholders em todos estágios da empresa. Diante disso, o objetivo do presente artigo foi analisar os processos cocriativos utilizados com atletas olímpicos e como estes processos se diferenciam das práticas comuns de marketing dentro de uma marca de materiais esportivos. Utilizando como base o modelo DART dos autores (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2004). Para tanto, utilizou-se como metodologia o estudo de caso único, por meio de uma pesquisa qualitativa, com questionário semiestruturado. A análise dos dados foi através da triangulação dos dados. As entrevistas foram transcritas através da análise de discurso, possibilitando a interpretação aprofundada das respostas. Com os dados apurados, pode-se afirmar que todos os atletas entrevistados valorizam o relacionamento com a empresa através dos quatro itens do modelo DART: diálogo, acesso, risco/benefício e transparência. Além disso, afirmam que participar dos processos da empresa lhes dá ainda mais confiança e respeito pela marca melhorando a imagem da mesma.

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