Associação Entre os Atributos do Composto de Marketing e a Predisposição à Decisão de Compra de Smartphones no E-commerce

Thais Cristina de Freitas Modesto, Victor Manuel Barbosa Vicente, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Odilon José de Oliveira Neto

Resumo


O presente estudo tem por objetivo investigar a associação entre os atributos do composto de marketing e a decisão de compra de smartphones no e-commerce. A pesquisa é de cunho quantitativo e utilizou dados coletados a partir de questionários estruturados individuais, aplicados em uma amostra de 258 indivíduos escolhidos aleatoriamente. As informações recolhidas na coleta foram submetidas às técnicas de análise de descritiva, cruzamento de variáveis independentes (crosstabs) e teste t studet com auxílio do software SPSS versão 23.0. Os principais achados revelaram que o P praça e P produto compreendem as dimensões do composto de marketing que mais exercem influência positiva na decisão de compra dos consumidores no seguimento de smartphones no e-commerce. Conclui-se que determinados atributos marca, site reconhecidos, qualidades, frete e a comodidade, ambos do composto do marketing, tendem influenciar positivamente o comportamento de compra de consumidores no segmento e-commerce de smartphones e, portanto, precisam ser considerados e constantemente estudados como elementos estratégicos do marketing das empresas deste segmento.


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