A ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL NO CONTEXTO DO MERCADO DE VAREJO FÍSICO: O CASO DA EMPRESA TÂNIA NA CIDADE DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)

Maria Verônica de Andrade França, Anderson Diego Farias da Silva, Nelson da Cruz Monteiro Fernandes

Resumo


O presente trabalho visa analisar a influência da estratégia de marketing digital, com ênfase nas redes sociais virtuais, nas vendas do varejo físico em uma empresa de calçados, intitulada “Loja Tânia” situada na cidade da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Quanto à metodologia, é um estudo de caso de natureza qualitativa que usou um tipo de pesquisa descritiva, explicativa e bibliográfica, com a realização de entrevista semiestruturada. O resultado desse estudo demosntra que as estratégias do marketing digital aplicadas pelas empresas são promissoras  e aproximam os clientes virtuais ao estabelecimento físico, aumentando, dessa maneira, o número de vendas. As empresas que se arriscam a ignorar estes canais digitais estão perdendo a oportunidade de lançar no mercado mais uma estratégia de marketing.


Texto completo:

PDF

Referências


AARIKKA-STENROOS, L.; RITALA, P. Network management in the era of ecosystems: Systematic review and management framework. Industrial Marketing Management, v. 67, p. 23-36, 2017.

ANDRADE, O. Planejamento de marketing digital: como fazer e 5 erros que destroem sua estratégia. Belo Horizonte: Rock Content, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018.

APARICI, R. Conectados no ciberespaço (1. ed.) São Paulo: Paulinas, 2012.

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia Científica (2. ed.) São Paulo: Atlas, 2011.

BELLATO L. L. N., LIMA M. C. Desafios e Oportunidades para as marcas no contexto da era digital: Estudo de caso da campanha de Barack Obama. Revista PMKT: Layout 1, p. 08-14, 2010.

BURKE R. R. Technology and the customer interface: What consumers want in the physical and virtual store. Journal of the Academy of Marketing Science. V. 30, (nº 4), pp 411-432, 2002.

CASTELLS, M. A sociedade em rede (16. ed.) São Paulo: Paz e Terra, 2016.

COSTA, L. et al. Evolução do Marketing Digital: Uma Estratégia de Mercado. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 35., 2015, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza (CE): Enegep, p. 01-14, 2015. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2018.

DEL-MASSOS M. C., COTTA M. A. C., SANTOS, M. A. P. Ética em Pesquisa Científica: conceitos e finalidades. Redefor Educação Especial e Inclusiva, Texto II. São Paulo: Unesp, 2012, p. 1-16. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2018.

FELIPINI, D. A implantação da Loja Virtual – II. Canoas: D Loja Virtual, 2015. Disponível em: . Acesso: 16 abr. 2018.

FREGONEZE, G. B., BOTELHO J. M., TRIGUEIRO R. M., RICIERI M. Metodologia científica (1. ed.) Londrina: Educacional S.A, 2014.

FROTA, A. S. As mídias sociais na internet como um meio de comunicação estratégica. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Brasília, 2011.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. (6. ed.) São Paulo: Atlas, 2017.

GODOY, E. M. S., DAOLIO, R. P. G. Por que as empresas devem estar na internet? Revista Gestão em Foco. São Paulo, n. 9, p. 108-130, 2017.

GOETTEN, C., GONÇALVES, E.; SANTOS, F. Endomarketing, uma estratégia organizacional de sucesso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 7º, 2017, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: APREPRO, 2017.

IBGE. Pesquisa Mensal de Comércio – PMC. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2020. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9227-pesquisa-mensal-de-comercio.html?=&t=o-que-e>. Acesso em: 29 abr. 2020.

JACKSON, G.; AHUJA, V. Dawn of the digital age and the evolution of the marketing mix. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, v. 17, n. 3, p. 170-186, 2016.

JUNQUEIRA, F. C., FERREIRA FILHO, E. P., LOPES, P. l., SOUZA, E. R. R. A utilização das redes sociais para o fortalecimento das organizações. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, SEGeT, 9., 2014, Rio de janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Educacional Dom Bosco, 2014.

KANTER, B., FINE, A., ZUCKERBERG, R. Mídias sociais transformadoras: ação e mudança no terceiro setor. São Paulo: Évora, 2011.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. Marketing 3.0. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues. (1.ed.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. (12. ed.) São Paulo: Prentice Hall, 2010.

LACERDA, R. et al. Influenciando o Consumidor através do Marketing Viral. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 4., 2015, São Paulo. Anais do IV SINGEP. São Paulo: Universidade Nove de Julho (Uninove), 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2019.

LAPENDA, J. (2012). Planejamento estratégico e processo decisório. João Pessoa: Portal Administradores Negócios Digitais, 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2018.

LIMA, G.; CARVALHO, D. Plano estratégico de marketing: proposta de uma análise teórica. REMARK - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, ( n. 2), p 163-187, 2011.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. (6. ed.) São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINI, A. Tecnologia aplicada no varejo. São Paulo: Ecommerce Brasil, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2018.

MATTAR, Fauze Najib. Administração de Varejo. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. Metodologia, Planejamento, execução e análise. (7. ed.) Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

MARQUES, V. Marketing digital 360. Lisboa: LeYa, 2018.

MORAIS, F. Planejamento estratégico digital. Editora Saraiva, 2018.

ORTIZ, C. F. Decálogo virtual ou Ciclo do Marketing Web. Revista Ser Mais. São Paulo, p. 50 – 55, 2014.

ORTIZ, C. F. Gestão da comunicação e da criatividade em projetos socioculturais na era Web. Tese de livre docência, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.

PARENTE, J. O varejo no Brasil: Gestão e estratégia (2. ed.). São Paulo: Atlas, 2014.

PASQUALE, P. P.; LAMMARDO NETO, C.; GOMES, C. L. C. C. Comunicação integrada do marketing: a teoria na prática. (1. ed.) Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PEÇANHA, V. O que é marketing digital? Entenda o conceito e aprenda agora mesmo como fazer. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.

PINHEIRO, A. C.; MATOS, S. Uma nova rodada de incerteza. Boletim Macro. Rio de Janeiro: FGV IBRE, 2020.

PWC. O Setor de Varejo e Consumo no Brasil: como enfrentar a crise. São Paulo: PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., 2016. Disponível em: < https://www.pwc.com.br/pt/publicacoes/setores-atividade/assets/produtos-consumo-varejo/2016/pwc-o-setor-varejo-brasil-16.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2020.

RICCA, D. Administração e marketing para pequenas e médias empresas de varejo. São Paulo: Editora CL-A Cultural Ltda, 2017.

ROSENTHAL, B. Marketing na era digital. GV-executivo, v. 16, n. 1, p. 16-19, 2017.

SANTOS, C. R. Pequenos negócios desafios e perspectivas inovação. v. 3. Brasília: SEBRAE, 2012.

SILVA, S. S.; MENDES, L. G. Análise do marketing digital nas diretrizes empresariais. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, 7(1), 75-90, 2019.

SOTO-ACOSTA, P.; POPA, S.; MARTINEZ-CONESA, I. Information technology, knowledge management and environmental dynamism as drivers of innovation ambidexterity: a study in SMEs. Journal of Knowledge Management, vol. 22, n. 4, p. 931-948, 2018.

VASCONCELOS, C. R. M.; NETO, A. R. V.; SOUZA, M. C.; TEIXEIRA, J. A. Digital Marketing and the companies in the City of Teófilo Otoni/State of Minas Gerais/Brazil/. RAUnP, v. 9, n. 2, p. 45-56, 2017.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. (16. ed.) São Paulo: Atlas, 2016.

VILAR, J. I. R.; QUEIROZ H. E. M.; DANTAS, D. M. F.; SILVA, J. Z. A Percepção da Utilização do Marketing Digital no Comércio Varejista da Cidade de Caririaçu-CE. ID Online Revista de Psicologia, v. 12, n. 42, p. 728-748, 2018.

ZIMMERMAN, J. (2014). Marketing Digital para Leigos. (3. ed.) Rio de janeiro: Alta Books, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O Caderno Profissional de Marketing Unimep (CPMark), Qualis B3, ISSN 2317-6466, está presente nos seguintes indexadores: 

 

 

 

 

Flag Counter